Início | Cantinho Rasta | Música no Rádio | Ras.Bhenda | Fotos | Contacto
Última actualização:

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Capoeira e Rasta

Abril de 1998: Batizado da Academia Jataí na Cidade Universitária,
com a participação do Mestre Magô, Professor Corisco,
e especial participação do Professor Paulo BoaVida da
Association Le Macaque de Paris.

Em 1995, comecei a fazer capoeira. Acho que toda a minha vida poderia ser apelidada de busca, porque passo todo o tempo à procura de qualquer coisa, nesse tempo era a procura de uma disciplina marcial que me ajudasse a centrar, passei pelo Ioga, pelo Tai-Chi, e fui acabar na Capoeira.

Bem, foi uma descoberta maravilhosa, e qualquer dia tenho que postar algo sobre a capoeira, mas uma coisa de cada vez, e não quero divagar demasiado... acho que terão de estar atentos ao que se passa aqui para poderem ler mais sobre capoeira! lol!

Ora bem, nessa mesma altura comecei a deixar crescer o cabelo, por várias razões:
  1. a minha máquina de rapar o cabelo se tinha avariado

  2. não tinha vontade nenhuma de ir ao barbeiro

  3. não estava muito preocupado com o meu look, já que estava na minha fase "hippie"

  4. porque não deixá-lo crescer natural

  5. influência maioral dos "Arrested Development" (let the wind flow through your lock)

Como podem ver, em nenhuma delas refere a fé rastafari, não é que não conhecesse, apenas nunca me tinha verdadeiramente ligado ao movimento.

Se a minha vida é uma busca, acho que há muitas coisas que vou serendipidicamente encontrando no meu caminho, pequenas coisas que são jogadas no meu trilho, que aparentemente inúteis ou despropositadas depois se tornam centrais... como foi o caminho rastafari!

Frequentemente encontrava malta rastafari que me cumprimentava, porque ao deixar crescer o cabelo, foram-se formando uns rolinhos na minha cabeça, ora esta malta não só me cumprimentava, como falava comigo, e começaram a explicar-me o que era ser rastafari, tive a sorte de encontrar malta muito disponível e interessante, e simpatizei com o movimento, principalmente porque não é absolutista, mas muito anarca, porque cada um na sua relação com Jah vai fazendo o que considera justo, unidos por uma carta de princípios comuns, onde saliento o Respeito, Deus Único (Jah Rastafari), Natureza e Naturalidade (Ital), H.I.M., e África!

Cada rastafari é um guerreiro da paz e harmonia, uma fábrica da natureza e conexão com a natureza, um científico da filosofia e religião, um ditador de liberdade e união.

Sem comentários: