Início | Cantinho Rasta | Música no Rádio | Ras.Bhenda | Fotos | Contacto
Última actualização:

sábado, 27 de junho de 2009

O meu Blog é um amor?...

prémio da Lita

Este prémio...
O teu Blog é um amor!
É em primeiro lugar uma grande honra, que espero continuar a merecer. Agradeço à Lita que me considerou digno, e mando-lhe um grande beijinho.

Em segundo lugar quero dizer que... O MEU BLOG É MUITO MUITO MUITÍSSIMO MACHO!!, eu devia era receber um prémio a dizer "Blog do Camano!", ou então o "Blog G'anda Maluco!", ou o espectacular "Blog Filha da Mãe de Machão!"...

Então, dada a dica, e dado que ainda não recebi uma prenda de anos de uma certa pessoa, gostaria de me candidatar ao
O teu blog, é feio e cheira a cavalo!.
Tenho dito... e fico à espera!

Quanto a este prémio (e estou mesmo contente!)as regras parecem ser as seguintes:

  1. Dizer as 5 pessoas mais importantes para mim

  2. Indicar 10 blogs merecedores do prémio

  3. Dizer quais as nossas séries favoritas


querem saber as minhas respostas? [leia mais...]

  1. Dizer as 5 pessoas mais importantes para mim
  2. A pessoa Família, a pessoa Eu, a pessoa Amigos, a pessoa Colegas e a pessoa Vida.

  3. Indicar 10 blogs merecedores do prémio
  4. Acho que para ser um amor, tem de ser mesmo fôfo... e por isso não tenho 10, mas tenho alguns que são mesmo mesmo fofos!
    Mariana
    Tara Lia's Adventures
    Dany
    Este post da Lua
    Este post de Lêr é viver
    Este post da Golden Girl - Quitutes
    Do que a Mamã sabe fazer

  5. Dizer quais as nossas séries preferidas
    • Preferidas são: Anatomia de Grey e Irmãos e Irmãs

    • Obrigatórias (a filhota obriga): Winx Club, Storm Hawks, Huntik, Miffy, Ilha das Cores, etc...

    • Mas também curto: The Riches, The L Word, One Tree Hill, Kyle XY, Dirty Sexy Money, Private Practice

[leia menos...]

OK... agora já chega de bloguices e 'bora masé cortir este Sábado!!!! 'Nooooocaaaaas anda, vamos sair!!!!

Na falta de inspiração...

Para a Sayuri

Bem, ultimamente não tenho andado nada inspirado para estas lides de "blogs", em parte porque voltei a trabalhar e isso, juntamente com as mudanças no serviço, tem-me ocupado bastante tempo. Nem tenho feito música como podem ver em rasbhenda, nem aquilo que eu chamo de "Blog Tunning!", que é das coisas que mais gosto no bloguismo (sim, tanto como de escrever!).

No entanto no meio dos meus posts mais tranquilos, a minha duplamente amiga Sayuri pediu-me um desenho para ela. Foi um prazer, não sou grande designer, e por isso demorei cerca de 4 horas a fazer este simples logo/picture profile/prémio...

Como não há bela sem senão, e como já lhe tinha prometido um desafio apenas para ela, aqui vai:
[leia mais...]

Desafio da Amizade

Imagem para Sayuri, feita por Lopes

Este desafio, celebra a amizade, qualquer amizade, profunda, superficial, simples, complicadas, passageiras, momentâneas, eternas, etc... o que interessa é eternizar um pequeno gesto de amizade...

  1. Dedica qualquer coisa a um blogger qualquer (só não pode ser a quem te mandou!), pode ser um desenho, uma poesia, um post, um abraço, um almoço, um conselho, ou até mesmo muito dinheiro... o que é não interessa, apenas tens de "pass it forward"

  2. Faz um post sobre a amizade (para os mais preguiçosos pode juntar a regra 1 e a 2 de uma só vez!!! lol)

  3. Partilha um grande acto de carinho/amizade/perdão que tenha recebido (Para os muitíssimos preguiçosos, podem condensar num só post as 3 regras!!)

"Ok, espero que gostes, e que te divirtas... se quiseres podes passar este desafio a outros, senão podes guardá-lo para ti. É teu e por isso como qualquer prenda faz o que gostares mais!" - Henda Vieira Lopes

A Sayuri sayu-se muito bem neste desafio, aconselho vivamente Este post da Vôo da Fénix.
[fim.]

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Colóquio Rastafari na Lusolândia

Hoje vou ver uma exposição motivada pelos 50 anos volvidos da passagem de Haile Selassie I por Portugal.
Como alguns saberão, a coroação de Ras Tafari Makonnen, terá preenchido a profecia de um líder espiritual negro vindo de África, profetizado por Marcus Mosiah Garvey, dando um empurrão exponencial ao movimento conhecido como Rastafari.

Para quem quiser saber mais...
COLÓQUIO RASTAFARI NA LUSOLÂNDIA – NO CINQUENTENÁRIO DA VISITA OFICIAL DE HAILÉ SELASSIÉ A PORTUGAL, 1959-2009

Nova foto de perfil

Como não tenho tido muito tempo para o Blog, aqui vai a única coisa que fiz... mudar a imagem de perfil...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Rastamia

produced by http://www.transnationalproductions.com/

Um vídeo muito interessante sobre a cultura rastafari, e o seu impacto na consciência Pan Africana. Só para quem quiser saber mais!

De volta à oficina da formiguinha!

Acabou-se o que era dôce... durante uma semana tive dias não dedicados ao stress, pude pensar e viver uma qualidade de vida diferente... agora volto ao trabalho, mais forte e com esperança de mudar as coisas da minha vida... tornar o trabalho escravo de mim, e não ao contrário!

Axé!

domingo, 21 de junho de 2009

Não sou africano

Estou mais calmo... De facto vivemos no paraíso, e como Jah falou, neste Jardim o Homem terá tudo o que precisa.

Foi-me dito que para ser africano, é preciso ter nascido em África, ter vivido em África, ter pais Africanos, ter côr Africana... e que por isso eu não sou africano, não preencho todos esses requisitos.

É verdade! [leia mais...]


Raiva banhou a minha vida... como é que me podem desdenhar assim!
Para os angolanos sou português, para os portugueses sou angolano, para os Lusodescententes nascidos em Angola, eu sou ainda menos angolano que eles!

Durante anos lutei para convencer a todos que eu era africano, queria ir a festas angolanas, queria gostar de comida africana, queria ser promíscuo como os homens angolanos, mas por mais que fizesse nunca sentia a aceitação, nem a "deles" nem a minha.

Com o tempo fui percebendo que só possuo a minha alma, espiritualmente ligado a todos, sou uma semente com a Doce Missão de Crescer na Luz do InI Caminho. Compete-me a mim nutrir esta semente com Amor e Paz. Este africano que procurava... eu não sou, porque eu não o conheço... é o kuduro? É o calão? É a guerra fratricida que ceifou o meu pai? É a soberba nacionalista? É Angola, Cabo Verde, Togo, África do Sul, Nigéria, Marrocos... não sei, e de facto não me revejo em nehum!

Revejo-me noutros símbolos e vivências: o amor à terra e às pessoas, uma visão cosmogônica mais ecoconsciente, o valor da família, as expresões artísticas, o sorrir no meio da adversidade, a comida, o canto...

Tudo é um, e uma coisa não existe sem a outra, fazer e ser são como o Ying e o Yang, não existem separados.

Para descobrir o meu africano, a transformação das minhas acções teria de vir como uma consequência da minha expressão interior. Descobri-o quando comecei a fazer capoeira, quando bebi da fonte rastafari, quando nasceu a minha filha...

O Africano que escolho ser, é o de alguém que traça a sua origem a África, e que pertence à Raça Humana. África não é para onde vou, mas sim de onde vim. O meu caminho é para a Vida, para o compromisso da Criação, para a Paz e o Amor.

O maravilhoso da Perfeição da Criação, é que precisei de separar para poder juntar, precisei que me afastassem de África, para a poder encontrar, precisei que me despojassem de identidade para poder encontrar a minha Alma. Agradeço aos Anjos que me desafiaram a iluminar o meu caminho. Namastê.

...vivemos no paraíso, e neste Jardim o Homem terá tudo o que precisa. Assim é.
[fim.]

sábado, 20 de junho de 2009

Ex-Teste 3 e Actual Andy "tás cá dentro!"

OK... este post é para a Andy... acho que é a nossa blogger mais divertida, e a mais fiél seguidora deste blog... até mesmo quando estou a fazer os testes, ela não se esquece de nos dar um bocadinho do seu humor e boa disposição. Andy... "tás cá dentro!"... e é por isso que te dou o primeiro prémio feito por mim... o prémio boa disposição... qual é a regra... fácil, tens que dar pelo menos uma gargalhada por dia, e encontrar pelo menos 3 coisas por que possas agradecer!

Diverte-te!...
porque a mim tens-me divertido imenso com os teus comentários!... obrigado pelo apoio!!!

Namastê

oferecido a http://andy-luaprateada.blogspot.com/

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fim de Dois Dias de Testes...

Ok, acabou... por 2 dias, tenho andado aqui à nora, a tentar uma coisa fantástica. Para quem tem cá vindo, tem percebido a confusao em que me encontro, mas uma das minhas características é sem dúvida a obsessividade e foi por isso que... [leia mais...]
(...) fiquei estes dois dias a tentar realizar este truquezito. É que tenho posts enormes, e quando sao muito grandes, quase nem consigo perceber onde acaba um e começaoutro, e por isso procurei uma soluçao... deu-me um trabalhao imenso, mas na BlogUniversity lá consegui encontrar o que precisava... para os que estao interessados no efeito, podem seguir o link aqui, ou nos meus BlogTools (procurem porque eu estou sempre a mudar as coisas de sítio... lol!)
OK, obrigado pela paciencia, e espero que o site volte ao seu normal entretanto... Tásse bem!!!!

InI Namaste
[fim.]

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Introdução a Rastafari (parte 4/4)

baseado e inspirado pelo artigo
"An introduction to Rastafari by Ras Charles and French Dread".



A via Rastafari e os seus Símbolos.

Como qualquer espiritualidade, Rasta tem as suas próprias tradições, e os seu símbolos... Dreadlocks, Ganza, as cores Rasta, a Estrela de David, etc. [leia mais...]

Dreadlocks: estes têm diversos significados. Em primeiro lugar, pertencem à história bíblica através do voto dos Nazarenos, que proibía o cortar e pentear o cabelo. (nota: Importa aqui assinalar que ter locks não faz da pessoa rasta, e o inverso também é aplicável, há muitos rastas que optam por cortar o cabelo). As locks ou mechas de cabelo evocam a aparência de raizes, as raízes do homem, da consciência, da espiritualidade, tornam-se um símbolo da sua interligação com Jah. Como dizia Marcus Garvey, “(...) um homem que desconhece o seu passado, é como uma árvore sem raíz”. As mechas também evocam o simbolismo da juba do Leão, e da ligação a Haile Selassie I, Leão conquistador da tribo da Judeia.

Cannabis: Também conhecida como Hemp, Marijuana, Kaya, Sensimilla, Ganja, ou”Healing of the Nations”, é um sacramento usado pelo Rasta. A lenda diz que a Erva Sagrada foi encontrada a crescer no túmulo do Rei Salomão, e o seu uso provém da Bíblia “(...) e comerás das ervas do campo (...)” (Genesis 3:18), “(...) e comam toda erva da terra (...)” (Êxodo 10:12), “Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio.” (Proverbios 15:17), “Fazes crescer erva para os animais, e a verdura para uso do homem, de sorte que da terra tire o alimento,” (Salmos 104:14). Rasta usam Erva para meditar (simbolizando o Arbusto Ardente), para fins medicinais (exe. Asma), fins alimentares (as sementes são muito nutritivas), para fazer tecidos, roupa, sapatos e corda.

A Bandeira Rasta: O vermelho, amarelo e verde são as cores da bandeira Rasta. O vermelho simboliza o sangue do povo, o amarelo a prosperidade roubada, mas ainda presente, e o verde o Éden africano. A bandeira pode também ser vista durante celebrações coptas na Etiópia. Vários países africanos exibem estas cores na sua bandeira, sendo as cores pan africanas (Mali, Guiné, Etiópia, Benim, Camarões, Congo, Ghana, Togo, Senegal, Moçambique, Zâmbia, Ximbabwe, etc.)

A Estrela de David: A estrela de David é o símbolo da ligação entre HIM (His Imperial Magesty) Haile Selassie e David. Quando HIM faz o selo de Salomão com as suas mãos, podemos verificar que parece a estrela de David. O Rasta revê-se na história dos Israelitas em exílio na Babilónia. A estrela David é o símbolo de Israel.

O Leão Conquistador e o Cordeiro: Ambos simbolizam HIM Haile Selassie, de acordo com “Revelações” e a abertura dos 7 selos. Representam as duas faces da mesma realidade, Yin e Yang, Bom e Mau, Princípio e Fim, Alfa e Ómega.

[fim.]

domingo, 14 de junho de 2009

(Des)Tornar

Criação através da descontrucção. Acto de criar activamente um processo desconstrutivo que origina uma nova obra ou peça.
Não sei se vos aconteceu o mesmo, mas quando comecei a "blogar" havia uma febre de "postar", uma ansiedade de dizer tudo de uma vez, uma vontade de desnudar o vendaval que vai dentro de mim. Nessa altura escrevia para mim, para guardar dentro de um vaso electrónico os meus pensamentos, as minhas identidades.

Mas as coisas mudaram, e este blog "destornou-se" um desabafo, tornou-se um diálogo. Já não escrevo para mim, nem para vocês... escrevo convosco!

É bom, gosto de pensar que a vida dá-nos o que precisamos, da mesma maneira que o Jardim Encantado tinha tudo o que o Homem precisava, até mesmo a Maça que lhe iria permitir vivenciar a Criação no seu potencial, com tudo de "bom" e de "mau" que isso acarretaria.

Por isso a todos os "tus" que juntos são o Eu, obrigado, e... escrevamos!

Respostas

Muitas vezes falamos com as pessoas, tentando dar-lhes conselhos, e acabamos por perceber que as palavras servem mais à nossa própria vida do que à de outros, afinal de contas, tudo o que vivemos reverte para nós e é uma grande liçao. Agradeço ao meu amigo Nuno por me "devolver" mais uma liçao de vida...

"Eu sinto uma afinidade muito grande pelo movimento rastafari, este nao é mais do que uma tentativa de nos re-ligarmos com o Divino. Mas penso que o mais importante, aquilo que realmente muda a nossa vida é a Fé. A Fé inabalável de que todos, independente de raça, credo, cor, religiao, sexualidade, passado, etc... todos merecemos ser felizes, todos somos abençoados, todos somos escolhidos.
A Vida é o testemunho do Seu trabalho. O Milagre da Criação."

Tem Fé amigo... Nao há mal que sempre dure!

Introdução a Rastafari (parte 3/4)



História e Profecia.

O nascimento do movimento rastafari pode ser oficialmente datado de 2 de Novembro de 1930, quando o Príncipe Ras Tafari Makonnen foi coroado Imperador da Etiópia e adoptou o seu novo nome Haile Selassie I. [leia mais...]

Este não foi para muitos um acontecimento fortuito. Um ano antes, Marcus Mosiah Garvey, na Jamaica, teve uma visão profética, dizia que um rei seria coroado em África (não esquecer que nesta altura, apenas a Etiópia se mantinha autónoma da colonização Europeia de África).

Após a coroação de Sua Majestade Imperial Haile Selassie I (Poder da Trindade), muitos se viraram para a Bíblia em busca de sentido e confirmação. Encontraram-na nos salmos: “Um principe virá do Egipto, e a Etiópia em breve tocará Jah”. A profecia tinha sido cumprida, e estes foram os primeiros rastafari.

Além de carregar o título de “Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Leão conquistador da tribo de Judeia” presente em “Revelações”, Haile Selassie I é o 225º descendente do Rei Salomão, filho de David e da Raínha de Sabá, esta sincronicidade entra a vida de Haile Selassie I e a Bíblia fundamentou ainda mais junto dos primeiros rastas a noção de que Haile Selassie I era de facto o Salvador.

Estes Rastas da Jamaica, vinham dos piores bairros de lata, e eram frequentemente espancados, perseguidos e aprisionados. Mas foram os que lançaram as fundações deste movimento da diáspora africana, que iniciaram o resgate do orgulho e da identidade africana. Por isso são, e devem ser, até hoje reconhecidos e honrados como a vanguarda de resistência africana, que permitiu o desabrochar da filosofia Rastafari.

Se nos anos ’30 ou ’40 o movimento vivia uma calma aparente, nos anos ’50 a ’70 confrontou-se com a crescente perseguição das classes médias e altas da sociedade Jamaicana. Rastas eram considerados proscritos fora-da-lei. Por seu lado o Rasta encarava a sociedade Jamaicana como a Babilónia, símbolo do “mal” e do desequilíbrio. A sociedade era o opressor, não era o seu lar mas sim o cativeiro de um povo roubado de sua terra e identidade. Enquanto não houvesse regresso a África (Êxodo) não haveria paz.

Apesar da opressão da sociedade Jamaicana, da polícia, dos média, e mesmo da população em geral, as ideias do movimento atravessaram fronteiras, expandindo-se pelo Caribe, Estados Unidos da América (ajudadas pelo movimento do Black Power Protest "Poder Preto" nos anos ‘60), e em especia pela Inglaterra.

Em meados de ’70, o movimento viu a sua imagem mudar radicalmente graças ao impacto do Reggae e do seu maior representante... Robert “Bob” Nesta Marley.

Hoje são muitos os que aceitam Rastafari, mas ainda há muitas cabeças (Ras) que temem o julgamento da sociedade e do seu irmão. Outros lutam para viver a sua via.
[fim.]

sábado, 13 de junho de 2009

Introdução a Rastafari (parte 2/4)

baseado e inspirado pelo artigo
"An introduction to Rastafari by Ras Charles and French Dread".



O que é Rastafari...

Rastafari é uma leitura teológico-filosófica de raízes católica e afrocêntricas que religa e integra Homem e Deus. Vejo Rastafari como um movimento de Africanos (todo aquele que se identifica com África), que identifica África como o Berço da Criação. [leia mais...]

África sempre teve um papel central na história religiosa, cultural, científica e tecnológica do Homem. Simbolizada nas Escrituras como Etiópia (I-tiópia), África é um polo emocional para muitos africanos, chamando para a terra dos nossos antepassados, esses, retirados à força há mais de 500 anos pelo Tráfico Negreiro (Maafa), o Holocausto Africano.

Este chamamento é insuportavelmente pungente no Rastafari. Para Rasta é importante que o “Povo Preto” saiba da sua origem, e da sua história, para que possa desenvolver um sentimento de africanidade, orgulho e integridade. África é nobreza e o Africano é seu filho. A ninguém precisa jamais o africano de servir ou admirar.

África é património da Humanidade, não pertence ao africano, pelo contrário, é este que lhe pertence, e é aí que reside o seu orgulho, a sua identidade. Urge recuperar a cultura africana, pois foi denegrida, desmantelada, humilhada e escondida durante muitos séculos. Agora compete ao africano reclamar a sua herança para que possa dar o seu contributo para o Advento de uma Nova Consciência Global.

Vejo Rasta como um Guerreiro Sagrado, ao serviço de África, numa luta pela reconstrução de África, e pela redenção do Homem. Vejo Rasta como um Arquitecto Sagrado, como uma parte da Parede-Mestra que suporta a Harmonia entre os Homens.

Para tal, Rasta não deve lutar contra a Babilónia através das suas armas e munições, mas sim pelo resgate do seu poder ancestral, poder escondido na cultura e no subconsciente colectivo do africano. Munido desse poder, Rasta poderá trazer a união e construir a via que transforma o sofrimento que a Babilónia impõe, sofrimento que nos impede do progresso e da iluminação.

Esta visão afrocêntrica não responsabiliza o “Povo Branco” (ou de qualquer outra côr) pelos males, pois somos todos filhos de Jah. Mas no nosso seio Babilónia prospera, perturbando o Santo Equilíbrio. Babilónia são as barreiras que impomos à nossa felicidade. Babilónia é a divisão entre os Homens. Por isso rasta evita os “ismos” porque qualquer categoria divide, e deixa algo de fora. Rasta luta pela libertação do Homem, “O Povo Unido jamais sera vencido!”

“We are but One... I and I”
[fim.]

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Introdução a Rastafari (parte 1/4)

baseado e inspirado pelo artigo
"An introduction to Rastafari by Ras Charles and French Dread".


O Objectivo e o "Porquê" da Via Rastafari.

Olhemos para Jah, para Deus que escolheu o Homem para que este tivesse um lugar singular e único em toda a Criação. Ao Homem foi dada a Razão e a Inteligência.

Vivenciemos Deus com Confiaça e Fé. Não estamos nem sós, nem contra a Criação, esta é a Sua Obra e nós somos parte dela, olhemos para dentro das nossas almas. Estamos fadados à transcendência. Tornar-nos-emos maiores do que algumas vez fomos, cresceremos em espírito, em coragem... na vida e na Vida.

Nas palavras de Hailé Selássie I:

"Há que suplantar a vivência mesquinha. Mesmo que o peso da história nos tente esmagar, não daremos a nossa dedicação ou aliança a nenhum país ou nação, mas sim ao homem nosso irmão, para assim nos tornarmos membros de uma nova raça: A Raça Humana."

domingo, 7 de junho de 2009

Eu sou a Luz e quero Iluminar...

oferecido por Andy

Eu sou Luz e quero Iluminar...

... o caminho de InI.
Banho-me na Luz da Consciência e na Sombra do Mistério.

Jah Bless.

Atribuo condecoração aos blogues que iluminam a estrada da minha vida.
Quando por eles passo, sinto amor, paz, sabedoria.

Ler é viver
Este é um dos blogs que me tem impressionado mais ultimamente. Com o desafio para Saramago, à beleza com que as suas palavras trilham quilómetros de "papel".
Por isto e mais...
http://lendosempre.blogspot.com/

Sayuri
Sei quem és, mas não te conheço, porque és como infinitas camadas que me surpreendem, é bom conhecer mais de ti...
http://o-voo-da-fenix.blogspot.com/

Wonkabeats.Com
Este blog impressiona-me pela qualidade dos sons, e por recusar cair na tentação fácil de criminalizar a música distribuída pela internet. Este artista distribui os sus albuns online e mesmo gratuitamente. Verdadeiramente Democratizador!
Pela inspiração...
http://wonkabeats.blogspot.com/

Pequenos Pormenores
Ui... um gigante das palavras, sei que já tens este prémio, mas a tua luz é grande demais para a esconder.
Por tanto...
http://deambulando-no-sentir.blogspot.com/

Quitutes
Eu pratico rastafari, ela É rastafari, aquele sorriso, simplicidade. Agarrada à vida, imersa nela. Nada de "porras" pura adrenalina.
Golden Girl Forever!
http://quitutes-da-ari.blogspot.com/

As regras criadas por quem começou a corrente são estas:
1) Completar a frase "Eu sou Luz e quero Iluminar..."
2) Deixar um aviso de recepção a quem enviou o prémio.
3) Passar o selo a cinco blogues que consideremos blogues de luz.

sábado, 6 de junho de 2009

A Flor Máis Grande do Mundo

Sugerido por Solange

A Flor Máis Grande do Mundo
baseado em "A Maior Flor do Mundo" de Saramago

se quiserem saber mais sobre este vídeo,
consultem a Solange no Ler é viver, ou então sigam este atalho!

Ler é viver


Apetece-me falar deste blog. Ler é viver, é um blog que desfolho, uma descoberta de pedacinhos e pedações em que vou encontrando prendas aqui e acolá. Porque é que estou a escrever sobre ele? Talvez porque nos últimos dias senti muito intimamente a força dos seus pensamentos pelo trilho das suas palavras. Os "tus" que são "nós", a importância e a magia das palavras!

Agora vou seguir a proposta da Solange, e ver "A Flor Mais Grande do Mundo" com a minha filhota! Estive a espreitar um pouquinho e parece-me fantástico... um kandando para as "meninas e meninos" do Ler é viver.
(nota: Adoro a imagem do vosso blog, estive a brincar um bocadinho com ela e voilá! Espero que não se importem)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bichos da seda

Bichos da Seda... nunca tive nenhum!

Não é que na realidade não gostasse, até aposto que se tivesse tido teria achado o máximo. Não... acho é que passei ao lado de imensas experiências infantis. Não sei se foi de uma inocência e timidez que me perseguem até hoje, ou de simplesmente desobedecer claramente à frase:
"Pelo amor de Deus sai do quarto e vai brincar um bocadinho lá para fora!"

Acho que desde sempre fui caseiro, nunca fiz grande questão de sair, e quando o fazia era para ir para CASA de outro amigo. No fundo sou como esses bichinhos da seda, ficam ali a comer, a comer, naquela caixa de sapatos, e nunca reclamam. Quando por fim se tornam borboletas, e podiam viajar e ver o mundo... optam por ficar a por ovos e ali ficam.

Assim sou eu, tanto tempo a "comer", a engordar para agora que sou uma borboleta continuar preso na minha caixinha de sapatos. Toda a vida vivi nesta linda caixa castanha, porquê mudar agora, porquê por em causa tudo isto? Talvez seja melhor por aqui ficar!... mas à noite os pesadelos atormentam-me, falam-me de prados, flores, sol... qual é a verdade... qual é a MINHA verdade?