Início | Cantinho Rasta | Música no Rádio | Ras.Bhenda | Fotos | Contacto
Última actualização:

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Introdução a Rastafari (parte 4/4)

baseado e inspirado pelo artigo
"An introduction to Rastafari by Ras Charles and French Dread".



A via Rastafari e os seus Símbolos.

Como qualquer espiritualidade, Rasta tem as suas próprias tradições, e os seu símbolos... Dreadlocks, Ganza, as cores Rasta, a Estrela de David, etc. [leia mais...]

Dreadlocks: estes têm diversos significados. Em primeiro lugar, pertencem à história bíblica através do voto dos Nazarenos, que proibía o cortar e pentear o cabelo. (nota: Importa aqui assinalar que ter locks não faz da pessoa rasta, e o inverso também é aplicável, há muitos rastas que optam por cortar o cabelo). As locks ou mechas de cabelo evocam a aparência de raizes, as raízes do homem, da consciência, da espiritualidade, tornam-se um símbolo da sua interligação com Jah. Como dizia Marcus Garvey, “(...) um homem que desconhece o seu passado, é como uma árvore sem raíz”. As mechas também evocam o simbolismo da juba do Leão, e da ligação a Haile Selassie I, Leão conquistador da tribo da Judeia.

Cannabis: Também conhecida como Hemp, Marijuana, Kaya, Sensimilla, Ganja, ou”Healing of the Nations”, é um sacramento usado pelo Rasta. A lenda diz que a Erva Sagrada foi encontrada a crescer no túmulo do Rei Salomão, e o seu uso provém da Bíblia “(...) e comerás das ervas do campo (...)” (Genesis 3:18), “(...) e comam toda erva da terra (...)” (Êxodo 10:12), “Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio.” (Proverbios 15:17), “Fazes crescer erva para os animais, e a verdura para uso do homem, de sorte que da terra tire o alimento,” (Salmos 104:14). Rasta usam Erva para meditar (simbolizando o Arbusto Ardente), para fins medicinais (exe. Asma), fins alimentares (as sementes são muito nutritivas), para fazer tecidos, roupa, sapatos e corda.

A Bandeira Rasta: O vermelho, amarelo e verde são as cores da bandeira Rasta. O vermelho simboliza o sangue do povo, o amarelo a prosperidade roubada, mas ainda presente, e o verde o Éden africano. A bandeira pode também ser vista durante celebrações coptas na Etiópia. Vários países africanos exibem estas cores na sua bandeira, sendo as cores pan africanas (Mali, Guiné, Etiópia, Benim, Camarões, Congo, Ghana, Togo, Senegal, Moçambique, Zâmbia, Ximbabwe, etc.)

A Estrela de David: A estrela de David é o símbolo da ligação entre HIM (His Imperial Magesty) Haile Selassie e David. Quando HIM faz o selo de Salomão com as suas mãos, podemos verificar que parece a estrela de David. O Rasta revê-se na história dos Israelitas em exílio na Babilónia. A estrela David é o símbolo de Israel.

O Leão Conquistador e o Cordeiro: Ambos simbolizam HIM Haile Selassie, de acordo com “Revelações” e a abertura dos 7 selos. Representam as duas faces da mesma realidade, Yin e Yang, Bom e Mau, Princípio e Fim, Alfa e Ómega.

[fim.]

2 comentários:

Andy disse...

Achei muito interessante tudo o que aqui escreveste, não sabia da maioria das coisas...gostei sobretudo do simbolismo das mechas de cabelo.

Lopes (Henda) disse...

Para mim tem sido bonito descobrir cada vez mais sobre muitas coisas na vida, rastafari é uma delas. Jah Bless