Início | Cantinho Rasta | Música no Rádio | Ras.Bhenda | Fotos | Contacto
Última actualização:

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aqueles senhores chamados de Avós!

Não é que eu seja propriamente daquelas pessoas que não dá valor a nada até que esse nada desapareça, e então dê a sensação que em vez de ser nada, afinal era tudo.

E porque não sou sempre assim, já há muito que tinha reconhecido a importância deste senhor e desta senhora, mas ou menos na altura em que senti que ali tinha uma família... mas não há dúvida que hoje reconhecço ainda mais a falta que os meus queridos sogros me fazem... óh que saudades...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Recolher a vida, ou vivê-la?

Ter e ser são coisas mesmo diferentes... sim, eu acho que tenho muita coisa, muita informação, mas quanta dessa é que integro de maneira a que a minha vida melhore, ou ainda que a vida das pessoas que me cercam seja melhorada?

Ser Rastafari tornou a minha vida melhor? A música fez mais pessoas felizes? A Pós-Graduação tornou-me melhor na relação de ajuda?

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Operação Felicidade 21

Alguns de vocês poderão ter acompanhado um dos meus "posts" chamado Escolhas. Nesse "post" falava de como a cada momento temos a oportunidade de escolher o que queremos.

Pouco dias depois surgia em conversa o facto de haver quem defenda que precisamos de 21 dias para mudar, acrescentar ou eliminar algo da nossa vida (deixar de fumar, chegar a horas, limpar a casa, etc.).

Assim sendo decidi embarcar na Operação Felicidade 21... são 21 dias a escolher constantemente ser feliz. Ainda não sei bem o que vai acontecer, mas será sem dúvida uma experiência interessante. No mínimo passo 21 dias bem disposto...

terça-feira, 30 de março de 2010

Mag e a Interculturalidade

Estava a ler a Crónica da Mag sobre Multiculturalidade e Interculturalidade e as palavras dela lembraram-me que mais do que opiniões feitas e acabadas, a inspiração dá início a processos de auto-avaliação e de auto-actualização. A cada momento um pensamento... e isto foi o que me surgiu na altura. [leia mais...]


A cultura pode ser vista como a identidade de um povo, como a cosmogonia de um povo, a sua maneira de ver o mundo, as forças que o animam, e assim aquilo em que acredita, aquilo que o ajudou a sobreviver.

A identidade de um povo é como a identidade de alguém. Não muda porque outros acham que deve ser mudada, não muda porque "nós" queremos, muda porque se quer mudar a si própria, é a única que o pode fazer.

Podemos criar sanções económicas, ameaçar, usar a polícia, mas no final, as pessoas/povos farão aquilo em que acreditam, e se sentirem a repressão provavelmente dos "outros" até rigidificarão as suas práticas numa tentativa de não se "perderem" e manterem a sua identidade, a sua pertença.

A mudança só pode ser feita por quem quer mudar, e são essas vozes que podemos e devemos apoiar, devemos facilitar e não forçar a mudança.

Não falo de nos escondermos atrás do "ai isso é cultural...", mas sim de compreender que certas práticas servem uma identidade e um propósito que embora não façam já sentido do ponto de vista prático, continuam a dar segurança de identidade e pertença a quem as pratica. É preciso evoluir sim, mas através da exposição não impositiva a outros modelos, através da partilha, através do amor e do perdão.

Concordo quando dizes que o difícil é fazer a interculturalidade dentro de nós, olhar para outras culturas e aprender com elas, aprender mais sobre a nossa própria cultura, olhar para outras e fazer crescer a nossa cultura... Talvez neste gesto de amor incondicional o outro possa ganhar a força para crescer também.

Talvez possamos aprender a tratar melhor a natureza, ou ter uma relação de respeito com os idosos, a ter atenção ao que comemos, ter a divindade presente em cada momento das nossas vidas.

... Espero que outros aprendam a viver a energia feminina sem a quererem subjugar.

[leia menos...]

segunda-feira, 29 de março de 2010

Escolhas

A vida é feita de coisas assim, de momentos, bifurcações... escolhas!

Quando vamos de férias, quando ouvimos uma história vivida por outra pessoa, etc. acabamos por ver as coisas de maneira diferente, acabamos por pensar melhor na "Rat Race" em que todos andamos, e aquilo que nos parecia uma necessidade máxima e urgente, torna-se acessório e superficial. [leia mais...]


Na filosofia Oriental era usado o mesmo Canji (símbolo chinês) para problema e oportunidade, é que cada problema encerra em si mesmo uma oportunidade de crescimento.

Talvez que em cada acção, em cada segundo... não só nos problemas, mas também na alegria, na tristeza, na euforia, no marasmo, na doença, nas férias, no trabalho... talvez que sempre e a qualquer momento cada um de nós tenha a oportunidade de escolher que caminho deve seguir. fugir ou crescer, viver pelo Medo ou o viver pelo Amor.

Se calhar é esse o significado de livre arbítrio... podemos não escolher o que nos acontece, mas em vez de vítimas dos acontecimentos talvez sejamos aquilo que escolhemos ser face a esses mesmo acontecimentos... é só uma ideia! [leia menos...]

quarta-feira, 24 de março de 2010

Prometo...

Prometo muitas coisas... prometo mudar, prometo ser diferente, prometo não voltar a cair naquela armadilha, prometo comer melhor, prometo fazer mais exercício, prometo passar menos tempo ao computador, prometo escrever mais, prometo ler mais, prometo prometer menos, prometo ser uma pessoa integral, prometo estar mais tempo com a família, prometo não me atrasar, prometo fazer exercício, meditar, etc, prometo não me torturar com pensamentos de que sou incompetente e infeliz, prometo ser grato ao Universo por tudo o que me dá, prometo ser cada dia melhor do que sou, prometo...

Mas alguém me disse (há muito pouco tempo) de uma maneira curta e grossa.[leia mais...]


Mudar é como parar de fumar... ou paras ou não páras... fim de conversa.

Acho que já chega de promessas [leia menos...]

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Estar Aqui... Ser Agora!


Este tempo está a ensinar-me muito...
[leia mais...]


... está a ensinar-me como é fácil o tempo passar, está a ensinar-me como sem limites e sem objectivos, nos perdemos num mar "por aí...". Disciplina mental. Os hábitos saudáveis começam na mente, começam na alma. Se a nossa alma voga demasiado libertina, perdemos o agora, perdemos o momento... perdemos o instante.
Ás vezes... ou muitas, ou mesmo quase sempre, tudo gira à volta de pequenos gestos. Tudo depende de pequenos sins a quem dizemos distraídamente "mais tarde". Mas mais tarde não é agora, e por isso nunca chega, e os sins crescem em nãos e em "já!!!!"...

... Estar Aqui
... Ser Agora!
[leia menos...]

sábado, 6 de fevereiro de 2010

À Mulher Mais Linda!

Eu era um miúdo, e fiquei apaixonado. Tão apaixonado que ainda hoje se me perguntam quem é a mulher mais bonita ainda posso pensar e falar da Sónia Araújo, Angelina Jolie, Jéssica Biel, Beyoncé, etc... Mas há uma outra, uma que tantos acham impossível... porque é velha, porque tem plásticas, porque isto porque aquilo.

Aquilo que me lembro é de ter achado esta mulher uma negra linda, uma preta com um cabelo que me fazia sonhar em um dia ter uma mulher destas na minha vida. Na lista de "famosos que não são traição" (para saberem o que é isso terão que falar com a Lita!) ela está em primeirolugar!

Por isso Sras. e Srs. apresento a inconfundível...

[leia mais...]

Jah Bless