Início | Cantinho Rasta | Música no Rádio | Ras.Bhenda | Fotos | Contacto
Última actualização:

terça-feira, 30 de março de 2010

Mag e a Interculturalidade

Estava a ler a Crónica da Mag sobre Multiculturalidade e Interculturalidade e as palavras dela lembraram-me que mais do que opiniões feitas e acabadas, a inspiração dá início a processos de auto-avaliação e de auto-actualização. A cada momento um pensamento... e isto foi o que me surgiu na altura. [leia mais...]


A cultura pode ser vista como a identidade de um povo, como a cosmogonia de um povo, a sua maneira de ver o mundo, as forças que o animam, e assim aquilo em que acredita, aquilo que o ajudou a sobreviver.

A identidade de um povo é como a identidade de alguém. Não muda porque outros acham que deve ser mudada, não muda porque "nós" queremos, muda porque se quer mudar a si própria, é a única que o pode fazer.

Podemos criar sanções económicas, ameaçar, usar a polícia, mas no final, as pessoas/povos farão aquilo em que acreditam, e se sentirem a repressão provavelmente dos "outros" até rigidificarão as suas práticas numa tentativa de não se "perderem" e manterem a sua identidade, a sua pertença.

A mudança só pode ser feita por quem quer mudar, e são essas vozes que podemos e devemos apoiar, devemos facilitar e não forçar a mudança.

Não falo de nos escondermos atrás do "ai isso é cultural...", mas sim de compreender que certas práticas servem uma identidade e um propósito que embora não façam já sentido do ponto de vista prático, continuam a dar segurança de identidade e pertença a quem as pratica. É preciso evoluir sim, mas através da exposição não impositiva a outros modelos, através da partilha, através do amor e do perdão.

Concordo quando dizes que o difícil é fazer a interculturalidade dentro de nós, olhar para outras culturas e aprender com elas, aprender mais sobre a nossa própria cultura, olhar para outras e fazer crescer a nossa cultura... Talvez neste gesto de amor incondicional o outro possa ganhar a força para crescer também.

Talvez possamos aprender a tratar melhor a natureza, ou ter uma relação de respeito com os idosos, a ter atenção ao que comemos, ter a divindade presente em cada momento das nossas vidas.

... Espero que outros aprendam a viver a energia feminina sem a quererem subjugar.

[leia menos...]

segunda-feira, 29 de março de 2010

Escolhas

A vida é feita de coisas assim, de momentos, bifurcações... escolhas!

Quando vamos de férias, quando ouvimos uma história vivida por outra pessoa, etc. acabamos por ver as coisas de maneira diferente, acabamos por pensar melhor na "Rat Race" em que todos andamos, e aquilo que nos parecia uma necessidade máxima e urgente, torna-se acessório e superficial. [leia mais...]


Na filosofia Oriental era usado o mesmo Canji (símbolo chinês) para problema e oportunidade, é que cada problema encerra em si mesmo uma oportunidade de crescimento.

Talvez que em cada acção, em cada segundo... não só nos problemas, mas também na alegria, na tristeza, na euforia, no marasmo, na doença, nas férias, no trabalho... talvez que sempre e a qualquer momento cada um de nós tenha a oportunidade de escolher que caminho deve seguir. fugir ou crescer, viver pelo Medo ou o viver pelo Amor.

Se calhar é esse o significado de livre arbítrio... podemos não escolher o que nos acontece, mas em vez de vítimas dos acontecimentos talvez sejamos aquilo que escolhemos ser face a esses mesmo acontecimentos... é só uma ideia! [leia menos...]

quarta-feira, 24 de março de 2010

Prometo...

Prometo muitas coisas... prometo mudar, prometo ser diferente, prometo não voltar a cair naquela armadilha, prometo comer melhor, prometo fazer mais exercício, prometo passar menos tempo ao computador, prometo escrever mais, prometo ler mais, prometo prometer menos, prometo ser uma pessoa integral, prometo estar mais tempo com a família, prometo não me atrasar, prometo fazer exercício, meditar, etc, prometo não me torturar com pensamentos de que sou incompetente e infeliz, prometo ser grato ao Universo por tudo o que me dá, prometo ser cada dia melhor do que sou, prometo...

Mas alguém me disse (há muito pouco tempo) de uma maneira curta e grossa.[leia mais...]


Mudar é como parar de fumar... ou paras ou não páras... fim de conversa.

Acho que já chega de promessas [leia menos...]